Abandono escolar em Sao Nicolau

Promover o combate ao abandono escolar e reter todos os alunos no sistema escolar seja de que nível, é um dos principais objectivos e desafios do Ministério da Educação.

A educação escolar abrange os ensinos básico,secundário, médio, superior e modalidades especiais de ensino.

No tocante ao ensino básico, este abrange um total de 6 anos de escolaridade, sendo organizado em três fases cada uma das quais com dois anos de duração.

O abandono escolar em Cabo Verde é uma realidade e São Nicolau não foge à regra.

Embora com pouca expressão, este não deixa de ser uma preocupação. Tem maior incidência entre as crianças dos 12 aos 17 anos.

Em São Nicolau, os responsáveis pela educação estão a trabalhar no sentido de anular ou diminuir a taxa de abandono escolar que se considera não ser alarmante até este momento.

O ensino básico em São Nicolau conta, neste ano lectivo, com cinco casos de abandono.

Tags: , ,

avatar

5 Responses to “Abandono escolar em Sao Nicolau”

  1. avatar
    03/05/2010 at 12:32 #

    A escola tem que ser obrigatóriamente uma segunda casa para as crianças, e a educação é a melhor defesa que uma criança pode ter. Boa reportagem

  2. avatar
    Elisio
    05/05/2010 at 13:41 #

    Grandes trabalhos forom realizados na formaçao. todos estao de parabens. continuam a trabalhar e a procurar temas que preocupa a nossa sociadade e chamar a atençao da populaçao.
    vamos ver se é possivel passar essas reportagens na radio comunitaria da R. Brava

  3. avatar
    Judiceia Soares
    09/11/2010 at 17:43 #

    Na minha opinião os orgãos de poder local, juntamente com os demais tem que fazer algo agora para que no futuro nao venha a ter casos de numeros elevados de abandono escolar. Mas também não devemos deixar de lado a intervenção da família que é a instituição que suporta tudo, sendo éla a primeira escola, tem um papel principal nesse contexto referido. Mas tem outros aspectos que não devemos deixar de lado quando se fala de abandono escolar, no caso do meio onde se encontra a escola nesse caso o social,o sexo, a gravidez precose, a politica local, a actividade praticada no referido meio, as relações professores alunos, as relações professores e encaregados de educacao, entre outros aspectos.

  4. avatar
    madueno
    09/11/2010 at 21:32 #

    Obrigado Judiceia soares pela visita ao mundokriol.net e por nos deixar o seu comentario que foi bem reflectido continua assim e esse site precisa de opiniões sabias como estas.

  5. avatar
    Magui Almeida
    16/03/2011 at 18:54 #

    Precisa de uma erticulação curricular entre o ensino básico e o ensino secundário de forma que os alunos ficam à vontade neste ciclo e que não tenha dificuldades como tem vindo a ter. Sem esquecer que Cabo Verde é um país com poucos recursos e que as localidades são distantes umas das outras, em que muitos alunos tenham de percorrer um caminho distante até chegar às escolas e isso desmotiva-os. Tambem as familias não tem recursos para pagar o transportes. São enormes as causas do abandono escolar que precisa ser estudado e feito alguma coisa. Tenho um longo percurso a percorrer e espero dar a minha contribuíção sobre.

Leave a Reply