Festas Tradicionais

São Nicolau é uma das ilhas em Cabo Verde que se destaca com as suas festas genuínas que lhe fazem identificar no seio das tradições Cabo-verdiano. As festas e eventos tradicionais da ilha de São Nicolau são muito animados porque a dança e a musica fazem parte do quotidiano do povo desta ilha.

Todas as festividades que acontecem na ilha incluem as danças tradicionais da ilha de tipo a contradança e a mazurca que vem sendo transmitidas de geração em geração. A maior parte das festas são religiosas e envolvem normalmente tradições da ilha.

O Carnaval é visto como uma das manifestações populares de maior destaque em todo o município da Ribeira Brava visto que as suas particularidades demonstram de uma forma expressiva o substrato cultural do Sanicloense.

É de salientar que a concorrência entre os grupos é revelada na confecção dos trajes, dos andores, na organização dos desfiles e nas cantigas com o fito de melhorar a qualidade. Os grupos não disputam prémios, optando apenas por receber um mero apoio financeiro ou em material para a confecção andores. Os preparativos começam logo após o ano novo, no maior sigilo visando uma renhida competição. Enquanto que nas outras ilhas utilizam o gesso na confecção dos andores, em S. Nicolau utilizam a técnica de “Smebód”, que consiste numa mistura de trigo com pasta de papel dissolvido em água fervida com o qual modelam as figuras. O Carnaval de São Nicolau se destaca com o seu brilho e com a sua folia que espalha durante esses trez dias pelas ruas da Ribeira Brava .

Vem ai o mês de tambores e festas de romarias.

Três de Maio, festa de santa cruz que se festeja em várias localidades da ilha (Tarrafal,Agua das Patas e Queimadas)

Treze de Junho dia de Santo António,na Preguiça

vinte e quatro Junho, São João em Carvoeiros e Praia Branca.

Vinte e oito de Julho São Pedro festeja-se na Vila de Ribeira Brava.

Em todas elas festeja-se a parte profana e religiosa. Nas vésperas as pessoas deslocam a essas comunidades a fim de comerem cachupa com sanfana, saltar luminaria e colar ao som dos tambores e dançarem.

No dia propriamente da festa muitas pessoas vão a missa na parte de manha. Depois da missa vão comer o tradicional modje com cherem e a tarde participam nas actividades culturais (corrida de cavalo, corrida ovo, corrida de saco, puxa corda, quebra de murim,etc)m

Tags:

avatar

Author:Ze gomes

sou um cara legal , sou nazareno. sirvo a um deus grande e poderoso. sou desenhador c.civil./ tecnico de c.civil

10 Responses to “Festas Tradicionais”

  1. avatar
    jose almeida
    22/04/2010 at 21:06 #

    noss terra tem um cultura mut forte no ca pode tchass morre…

  2. avatar
    Silvano
    22/04/2010 at 21:40 #

    carnaval na nos terra é sabe pa fronta

  3. avatar
    gomes
    23/04/2010 at 13:49 #

    AQUI NESTA ILHA HA MUITA FESTA. QUES FESTA MA FORTE É CARNAVAL

  4. avatar
    Jennifer
    24/04/2010 at 20:40 #

    um tem graça passa um ai

  5. avatar
    Nely
    30/04/2010 at 20:23 #

    Fixe! Voces sabiam que o Carnaval nasceu em Cabo Verde ao envez do Brazil??

  6. avatar
    Tiziana
    30/04/2010 at 20:26 #

    carnaval bonito

  7. avatar
    julie
    23/08/2010 at 13:01 #

    carnaval é muito bom ,á muita txoldaaaaaaaa uiiiii

  8. avatar
    18/11/2010 at 20:28 #

    santiago side e sabe de mas one love pa cabo verde mas principalmente pa nhas neggaz de FLOENTINA KU SANTCHUCABELO nos GRUPU ka ta morre

  9. avatar
    loutcha Neves
    23/03/2011 at 01:26 #

    maltas carnaval de são nicolau… é o máximo, é só estod lá, vivid kel momente, pa bo podê sabê contá…kem ca bai passá esse de 2011 perdê … foi dkel bom. um otchal tê mas sabe dkel mindelo… é quatre dia de festa, aliás ca mestê dze mas nada…sabura infrontod

  10. avatar
    Candy
    09/04/2011 at 16:52 #

    bsot passa mais informaçao sobre sao joao em sao nicolau por favor!!

Leave a Reply