tradição

SANTA CRUZ 2010

São Nicolau é  uma ilha rica tradicionalmente, são muitas as festas tradicionais, mas queria destacar o dia 03 de maio dia em que se festeja o dia de Santa Cruz festa popular festejada com muita dedicação e alegria ao som de tambores e cantigas erdados dos antepassados.

Alto Fontainhas é um zona na localidade do Tarrafal onde se festeja esta festa tradição que os mais velhos trouceram da localidade de Fontainhas local desabitado devido a problema de agua.

Santa Cruz este ano trouce mais gentes este ano a fim de festejar mesmo sendo em plena segunda feira.

teve a presença dos tamboreiros de Fragata e Praia Branca que nos ultimos anos tem dado um grande contributo a comissão da festa e alegria e eufuria ás coladeiras que colam até anoitecer.

a festa começou no dia 02 de maio com missa e actevidades culturais e baile popular na zona

dia 03 de maio teve   actevidades recreativas, desfile de reinados, praça que estava recheado de abobora, banana, cana e papaia  e ainda a noite baile popular sem esquecer dum bom almoço oferecido pela comissão da festa e tambem em todas as casas do alto.

dia 04 ouve boca rebeira na Praia de Caçimba com tambores e actevidades recreativas (nomeadamente matança de galo).

a festa terminou com um grande baile convivio para reinados e pessoas convidados.

a festa teve um balanço positivo.

contando com a apoio da Camara Municipal do Tarrafal, e população geral.

também no municipio do Tarrafal se festejaram a mesma festa nas localidades de Praia Branca e Palhal tudo correu na tranquilidade…

Tags:

avatar

Author:José Almeida

nascido a 4 de fevereiro de 1980, natural de São Nicolau concelho do Tarrafal função continúo no Escola Secundária Pedro Corsino de Azevedo, tarrafal de São Nicolau actualmente estou tambem como animador e colaborador da Sodade fm Rádio Comunitária do Tarrafal neste momento dedico me muito ao desenvolvimento da comunidade dando o meu contributo na medida do possivel, sou amigo dos amigos...

2 Responses to “tradição”

  1. avatar
    madu
    08/05/2010 at 14:49 #

    é isso aí mester José somente contigo ai neste lado
    é que soube desta famosa festa pois acredito que no proximo
    ano você não vai deixar-me esquecer de estar presente nesta festa . força ai meu bom trabalho.AJS e S.N. precisa de joves como TU.

  2. avatar
    marisia tavares
    16/05/2010 at 15:43 #

    um abraço pa tud pov de alto de sontainhas es fui muit amavel ma mi um ka tem dia squece des