Recordar Ildo Lobo ” 1953/2004″

Ildo Neves de Sousa Lobo, nasceu em 1953, em pedra de lume , na ilha do sal. Morreu aos 51 anos de idade , no dia 20 de outro de 2004, vitima de ataque cardiaco.

Ildo Lobo como era conhecido, filho de um animador de serenatas. Foi por influência do pai ele tornou-se cantor . Em 1970, aos 17 anos , foi viver para a cidade da praia, capital do pais , ilha de Santiago, para poder frequentar o liceu. Três anos mais tarde foi convidado a integrar no grupo musical  ” os tubarões ” onde veio a substituir o seu primo Luis Lobo que era o vocalista do grupo. Em 1976 o grupo viajou para a Holanda onde gravaram os dois albuns da banda . E Ildo até a dissolução do grupo em 1994 editaram albuns como tema para dois tabanca , pépé lopi, djonsinho cabral, tchon di morgado, os tubarões ao vivo e porton de nôs ilha. Ildo Lobo foi sempre o vocalista do grupo. O grupo compunha mornas , coladeiras, temas politicos,etc.

Em 1994 o grupo separou-se e o mister Ildo iniciou a sua carreira a solo . E passado três anos Ildo Lobo trouxe o seu primeiro trabalho ao mercado, intitulado ” nôs morna “, e que era uma homenagem ao pai .

Dois anos depois Ildo regravou um dos seus temas  com maior sucesso ” djonsinho cabral “, cuza letra é da autoria do Rui Machado, era alusiva a Xanana Gusmão e á luta de Timor-leste  pela independençia.

Em 2001 gravou um novo album de originais, com o nome intelectual. Ildo Lobo, por norma não compunha mas cantou , canções de varias gerações de artistas cabo verdianos. Mesmo assim o musico compus alguns temas como ” nha testamento ” . Para o seu album a solo Nõs morna ,ou zebra, interpretada pelos tubarões e também Césaria evora . Ildo Lobo antes de morrer deixou pronto um novo album de nome incondicional a qual veio a ter bastante sucesso e que o malogrado não veio a ter conhecimento . Ildo Lobo voz inconfundível e que jámais será esquecido no mundo e a cultura cabo verdiana ganhou muito com a sua passagem a este mundo.

Madueno Andrade

avatar

No comments yet.

Leave a Reply