São Nicolau: Clubes exigem subsídios da Câmara Municipal da Ribeira Brava

São Nicolau: Clubes exigem subsídios da Câmara Municipal da Ribeira Brava

14 Maio 2012

Quatro clubes – Ribeira Brava, Talho, Académica e Belo Horizonte – estão indignados com o facto de a Câmara Municipal de Ribeira Brava de São Nicolau atribuir um subsídio de 50 contos apenas à equipa do Atlético e deixá-los na mão. A autarquia rebate que apenas fez um “adiantamento” ao Atlético, pelo facto de ser o campeão regional, mas assim que tiver disponibilidade financeira vai subsidiar os restantes clubes.

O presidente do Ribeira Brava, Joaquim “Djack” Livramento, diz que além do premio de campeão, a Câmara Municipal atribuiu um subsídio de 50 contos à equipa do Atlético, mas não contemplou as outras quatro dos clubes do concelho. O dirigente entende que esta “injustiça” tem a ver com o facto de, alegadamente, o presidente da Câmara Municipal, Américo Nascimento, e o vereador do Desporto, Carlos Barbosa, serem adeptos do Atlético.

Mas o pomo da discórdia tem a ver com o facto de a autarquia deixar os clubes na mão e com um punhado de dívidas acumuladas junto de empresas locais. Neste sentido, Djack considera que se a autarquia não tem dinheiro para todos os clubes, não deveria beneficiar um clube em detrimento de outros do mesmo concelho.

Também o presidente do Talho está na mesma situação. Apesar de não levar a mal o subsídio atribuído ao Atlético por ser o campeão, e logo tem mais despesas com deslocações, Francisco Lima diz que todos os outros clubes têm necessidades, já que assumiram compromisso, no início da época, com outras empresas. Por isso, informa que também está cheio de dívidas, pois iniciou o regional com ideia no subsídio da autarquia, que tarda em chegar.

Agastado com esta situação, este dirigente também corrobora da ideia que o Atlético só foi beneficiado porque o presidente da Câmara e o vereador são seus simpatizantes. Entretanto, ainda não perdeu a esperança para receber o dinheirinho neste defeso. Também os clubes de Belo Horizonte e Académica da Preguiça sentem a mesma “injustiça”.

Câmara faz “adiantamento” ao Atlético

Contactado pela nossa reportagem, o vereador pela área do Desporto da Câmara Municipal da Ribeira Brava de São Nicolau confirma que a autarquia fez um “adiantamento” do subsídio ao Atlético, pelo facto de ser o campeão regional. Por outro lado, Carlos Barbosa informa que, na reunião realizada esta semana, garantiu aos clubes que assim que a autarquia tiver disponibilidade financeira vai subsidiar os outros clubes, aliás, como tem feito todas as épocas desportivas. Sobre o facto de alegadamente ser adepto do Atlético, Barbosa não comenta e diz apenas que não responde a “ignorâncias e baixaria”.

Este assunto está a intrigar também o presidente da Associação Regional de Futebol de São Nicolau. Segundo soube este diário digital, Carlos Chilrito teve uma discussão com o vereador do desporto numa reunião realizada esta semana. Os ânimos também se exaltaram por causa da gestão do Estádio Municipal, que a Associação decidiu passar a gestão à CMRB. Os dois não estão a morrer de amores pelos lados de São Nicolau.

Ricardino Pedro

avatar

No comments yet.

Leave a Reply